Livros 2016 #6: O modelo da competência

Livro muito bom. Philippe Zarifian conta sobre como o modelo da competência é mal compreendido pelas empresas e como deveria ser aplicado.

Ele primeiro relembra o modelo taylorista de trabalho e mostra como o modelo de competência foi erroneamente aplicado nas empresas em cima do processo taylorista padrão.

A parte que eu gostei do livro foi quando ele faz analogias com a área de tecnologia de informação. O modelo de competência que Zarifian propôs vai totalmente de encontro com o modelo de trabalho proposto pelas metodologias ágeis de desenvolvimento.

Outro ponto importante é que, no modelo de competência, duas características são importantes: autonomia e iniciativa. Zarifian conceitua:

  • Autonomia: “(…) Ser autônomo não é apenas definir suas próprias regras de ação; é agir por si mesmo, resolver por si mesmo.” pp 87
  • Iniciativa: “(…) significa a competência, em si mesma, em ação, o engajamento do sujeito não em relação a regras (…), mas em relação a um horizonte de efeitos (…)” pp 87

E, para finalizar, a definição de competência:

“Competência é a tomada de iniciativa e responsabilidade do indivíduo em situações profissionais com as quais ele se confronta.”

“Competência é uma inteligência prática das situações, que se apóia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que a diversidade das situações aumenta.”

“Competência é a faculdade de mobiliar redes de atores em volta das mesmas situações, de compartilhar desafios, de assumir áreas de responsabilidade.”


Para comprar: Amazon Brasil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s