Livros 2016 #5: Harry Potter and the cursed child

Oitavo livro da série HP. Muito bom. Escrito em forma de teatro, o livro tenta continuar a história de Harry onde parou no sétimo livro. Com os filhos indo para Hogwarts.

Trama bem interessante, mantém a intensidade dos outros livros – bem baixa. Continua sendo um livro escrito para adolescentes. Segue a mesma estrutura original dos livros: o mesmo ponto de início, o mesmo ritmo de descobertas, o apogeu no início da segunda metade do livro, e poucos capítulos para solucionar o problema e atacar o vilão.

Não conheço teatro europeu, mas fiquei com a sensação de que para uma peça funcionar, ou a produção tem que ser enorme, com muito investimento, no nível de um musical, ou muita adaptação terá que ser feita. Porque o ritmo do livro é diferente do ritmo de uma peça de teatro. Já li muitas peças brasileiras, portuguesas e elizabetanas, e o ritmo é bem diferente.  HP 8, com quatro atos cheios de cenas curtas, multi cenários, posa um desafio ao teatro moderno.

Minha sugestão aos produtores: criem um musical em cima da peça e vai ser sucesso total😉

Para quem quer ler o livro: se você realmente gosta de Harry Potter, vá fundo. A estória é realmente muito boa para quem já conhece o universo do bruxo. Para os novatos, recomendo ler (ou ao menos) assistir aos filmes, porque o livro não gasta nenhum minuto apresentando os personagens. E muita coisa só faz sentido se você conhecer bem o universo HP.


Para comprar: Harry Potter and the cursed child – Amazon.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s