Livros 2014: #10 The last battle (CS Lewis)

Último livro da série e, na minha opinião, o pior de todos. Enredo fraco, história decepcionante e final tosco. Eu ia dizer que o final era previsível, mas para mim não foi. Agora, analisando bem o final do Silver Chair, até que faz sentido.
Quem nunca leu, pode parar de ler por aqui. Daqui pra baixo é só decepção…

O título me fez imaginar que haveria uma grande batalha no final. A batalha foi incrivelmente simples, rápida e antes da metade do livro.
Jill e Eustace retornam a Nárnia a pedido do rei Tirian (bateu até saudades do GoT). Tudo é extremamente místico nesse livro.
Quando Tirian se vê perdido, amarrado a uma árvore, ele relembra de Caspian X e Rillian, que receberam ajuda das crianças e clama por Aslan. De repente, ele se vê em uma sala, com os reis e rainhas de Narnia que tentam falar com ele. Mais tarde, descobrimos que ele se comunicou com Peter, Lucy e Edmund, que enviam Jill e Eustace para ajudá-lo.
No final das contas, o mundo de Nárnia acaba. Aslan acaba com tudo e todos, incluindo Peter, Lucy e Edmund vão para uma nova Nárnia (agora uma metáfora para o céu).
Aslan informa que todos morreram no acidente de trem, que Eustace meio que “captou” a idéia cenas antes. E onde esta Susan? Segundo Peter, ela “não é mais amiga de Nárnia, se rendendo a questões frívolas”.
Duas coisas que achei ridículo: primeiro todo mundo morrer e achar tudo SUPER normal e tranquilo. Tipo, tá todo mundo feliz! WTH?!
Segundo, ninguém se importa que Susan não voltou a Nárnia? Aslan diz que um dia Susan vai voltar. Claro, né? Ela vai morrer um dia. Dã!
Eu li uma review no Goodreads.com que achei o máximo. A moça, que concorda em gênero, número e grau comigo, diz mais ou menos o seguinte: os irmãos Pevensie são super próximos, mas todos falam com desdém de Susan quando dizem que ela não é mais amiga de Nárnia. Susan salva todo mundo varias vezes, era a rainha maior de Nárnia, passou dois livros se preocupando com todo mundo, e agora, nada? E Peter diz: vamos falar sobre coisas mais agradáveis e, em seguida alguém fala “olha aquela árvore, vamos comer aquelas frutas!” WTH?!
E dai o narrador passa parágrafos inteiros descrevendo a fruta para concluir que é indescritível, que você teria que ir a Nárnia pra poder entender o sabor. PQP!
Entendo que Lewis queria dar um final para as crônicas, mas ele podia ter feito algo muito melhor, hein? Quem sabe na próxima encarnação…,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s