O que eu aprendi sobre como aprendemos

Há alguns anos eu fiz uma especialização em Gestão de RH e uma das disciplinas era sobre Teoria do Aprendizado. Foi a disciplina que eu mais gostei. Primeiro porque não era um tema que eu conhecia antes e, segundo, porque era a disciplina que eu podia aplicar mais rapidamente no trabalho.

Depois do primeiro contato com o tema, me aprofundei mais nele. Li artigos, fiz testes, montei mini cursos e palestras para a equipe no escritório. Uma das coisas mais bacanas que eu aprendi foi o método de aprendizado individual das pessoas. Basicamente são três: auditivo, visual ou cinestésico.

Parece bobagem, mas isto faz muita diferença tanto no momento de aprendermos algo novo, como no momento de fazer uma reunião de negociação, por exemplo. Entender se a pessoa com quem está conversando é auditiva ou cinestésica pode fazer toda a diferença no momento de apresentar uma proposta. Imagine que você é visual, mas seu cliente é predominantemente auditivo. Você prepara uma mega apresentação, cheia de gráficos, mas sua fala é sucinta. Provavelmente você terá alguma dificuldade de segurar a atenção dele.

Eu passo (e passei) dificuldades na faculdade, por exemplo, ou quando vou em palestras. Eu sou predominantemente auditiva. E tenho boa memória auditiva. Essas duas coisas juntas fazem com que eu não precise fazer muitas anotações. Se meu interlocutor falar bem, eu vou lembrar. Muitas vezes eu lembro exatamente das palavras que foram usadas. Mas um professor que planeja sua aula focando em slides não garante minha atenção –  e eu durmo. Esta minha característica faz com que eu tenha algumas dificuldades. Por exemplo, quando vou em uma reunião eu anoto muito pouco, porque eu confio que vou lembrar. Às vezes o cliente se sente inseguro de que eu vou lembrar mesmo. Por isto, eu faço algumas anotações. Não porque eu vou esquecer, mas para conquistar a confiança do cliente, que é muito importante na condução do projeto.

Atingir o público auditivo e visual é bem simples, pois a grande maioria das pessoas se encaixa em um desses dois grupos. Mas e a pessoa predominantemente cinestésica? Essas pessoas aprendem melhor através da linguagem corporal e do contato. Em geral, são as pessoas “mão na massa”, que precisam experimentar, fazer com as próprias mãos para assimilar a informação.

Agora se imagine trabalhando com um mix dessas pessoas, ou lecionando para um grupo heterogêneo – que é o mais comum. No momento de preparar o material para uma aula, apresentação ou negociação, é importante estar preparado para encontrar um público que espera ouvir, ver e sentir o conteúdo.

E como fazemos isso? Como identificamos qual a predominância do nosso interlocutor? Existem algumas coisas que fazemos e falamos, inconscientemente, que dão pistas de qual a predominância de aprendizado de cada um.

Exemplos:

  • Visual: “eu vejo que…”, “veja bem…”, “parece…”
  • Auditivo: “me soa…”, “escute isto…”
  • Cinestésico: “sinto que…”, “a sensação é de…”, “carrego…”

Leia mais aqui: http://omundodoseus.blogspot.com.br/2011/05/voce-e-visual-auditivo-ou-cinestesico.html

Ainda tenho muito para aprender, principalmente sobre como perceber melhor esses sinais e como mudar minha abordagem de acordo com isto. Mas o estudo sobre essa questão me ajudou a entender um pouco melhor como eu funciono e a mudar minha forma de estudo, além de me ajudar a entender um pouco melhor as pessoas e me adaptar mais ao tipo de cada um.


Textos bacanas para iniciar a imersão no tema:
http://www.coladaweb.com/filosofia/teoria-do-conhecimento
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/teorias-aprendizagem-608069.shtml
http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=teste-voc-visual-auditivo-ou-cinestsico
http://www.clicrbs.com.br/especial/jsp/default.jspx?uf=1&local=1&espid=362&action=noticias&id=3694640

Leave a Reply

