Livros 2014: #2 A Dance with Dragons

Finalmente terminei o quinto livro da série A Song of Ice and Fire: A dance with dragons.

Simplesmente indescritível! George Martin me enganou algumas vezes ao longo deste livro. Claro que o fio principal da história não mudou, mas muita coisa aconteceu e deu uma guinada surpreendente. E, claro, muitos cliffhangers.

A solução de um cliffhanger do livro anterior deixou outro cliffhanger: o destino de Cersei. Eu estava extremamente curiosa para saber como Queen Margaery conseguiu reverter sua situação e colocar Cersei na prisão como traidora. Não ficou totalmente claro para mim, mas pelo menos Cersei foi julgada e sofreu a pena: teve que andar pelas ruas de King’s Landing nua. Durante boa parte da caminhada ela manteve a imponência dos Lanisters, mas após o primeiro tropeço e queda, seu orgulho foi sobrepujado pela vergonha e humilhação. Terminou o livro e não sabemos exatamente qual será seu destino. Ainda estão discutindo o que fazer com ela. Mas seu cabelo foi raspado.

Jaime desapareceu totalmente. Brienne também. E Sansa.

Tyrion foi vendido para o circo. Dany desapareceu e sua corte não sabe o que aconteceu com ela. Ela aparece no finalzinho, em Dragonstone, ferida e – aparentemente – delirando. Seus dragões foram roubados.

Bran encontra finalmente com o Three Eyed Crow, que é um children of the forest e lhe ensina um pouco melhor sobre como usar seus poderes. Ele começa a se utilizar das árvores e viajar para o passado. Ficou o suspense se é ele quem vai descobrir a verdade sobre o nascimento de Jon.

Jon assume o comando do Night’s Watch, mas sofre um atentado. Termina o livro muito ferido, mas não fica claro se ele morre. Minhas esperanças agora estão sobre Sam, que foi para a Citadel e até agora não retornou.

Arya me deu um grande susto: ficou sumida por vários capítulos e, de repente, apareceu cega. Logo em seguida, descobre-se que ela não perdeu a visão de verdade, mas era só um disfarce. Mas ela está se preparando para matar alguém – sob encomenda. Futuro sinistro.

Theon Greyjoy reaparece vivo. Ele é que descobre que Bolton foi enganado pelos Lanisters, que lhe enviaram Jeyne Poole no lugar de Arya Stark. Jeyne reconhece Greyjoy, mas ambos decidem não falar nada e manter-se no anonimato, guardando o segredo um do outro. Enquanto isto, sua família está em guerra pelo trono de pedra. Legal vai ser quando Bolton descobrir a sacanagem toda, já que sua intenção era clamar para si Winterfell, já que pensa que todos os filhos de Stark estão mortos, Jon é Lord Commander e a única Stark viva está sob sua guarda. Coitado.

Muita coisa ficou pendente para o livro 6. Nenhuma batalha aconteceu, mas muitas estão a caminho. Os personagens principais estão todos em grandes cliffhangers (Arya, Jaime, Cersei, Dany, Jon, Sam, Bran, Tyrion). E George Martin ainda nem tem a data de término do livro.

Me resta, agora, só esperar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s