Dengue em Campo Grande

Extraído do Campo Grande News: “Segundo o secretario, a doença está sob controle graças às inúmeras ações corretivas feitas no ano passado, agora, as ações são preventivas. “Em janeiro de 2013 foram 24 mil casos de dengue, cerca de 1.500 por dia e oito mortes”, conta.

Neste ano, afirma, foram 600 e nenhuma morte no primeiro mês do ano. “Além de nenhuma ocorrência de dengue hemorrágica”, completa o secretário. Ele enfatizou ainda que já foram realizadas 80 caminhadas contra a dengue em vários bairros e até abril estão previstas 190.”

Participei da organização e execução de algumas dessas ações preventivas. Todas elas eram voltadas à educação e tem resultado a médio e longo prazo. Enquanto isto, a cidade está abandonada. Muitos bairros não recebem o fumacê; terrenos, praças e calçadas estão virando mini florestas de tanto tempo que não recebem “visita” das equipes de manutenção municipais; obras estão abandonadas.

Choveu incessantemente em novembro e dezembro últimos. O ano foi mais úmido e com temperaturas menores do que os anteriores, mas no período de alto verão, poucas chuvas.

Não tiro o mérito das mais de duzentas entidades civis que atenderam ao apelo da atual gestão para solucionar o problema da dengue. Mas também não posso tirar o mérito do clima.

Agora, concluir que caminhadas e as ações preventivas – que apesar do apelo constante dos apoiadores para que fossem realizadas de forma continua, pararam junto com as chuvas – foram as ações que realmente reduziram o número de casos de dengue, beira ao absurdo.

#matematicaPerfeita #estiagemAntecipada #caminhadaEspantaMosquito #impressionante

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s