Como não perder a amizade com alguém que está em momento profissional crítico

Já li em algum lugar uma lista dessas, de como não perder amizade com alguém por vários motivos. Em geral, as regrinhas são simples: não deixe de responder uma mensagem ou de atender ao telefone; participe dos encontros sociais, mesmo que em número reduzido, etc.

Mas não vi em lugar nenhum uma lista para os amigos não desistirem da amizade quando a pessoa está passando por uma turbulência profissional. Estou focando no profissional aqui porque, em geral, as amizades são reforçadas quando a turbulência é emocional.

A base dessa lista é que você conhece bem seu amigo. Isso pode não se aplicar a todos, mas com certeza se seu amigo tiver um perfil parecido com o meu, muita coisa ali vai fazer sentido. E se analisar bem a lista, vai ver que algumas coisas fazem sentido também se aplicado entre namorados.1. Não fique chateado se seu amigo não respondeu instantaneamente sua mensagem. Principalmente se for uma mensagem que não exige resposta. Exemplos: corrente, frases motivacionais, mensagens religiosas, notícia publicada em jornal/blog/facebook/etc, aquela mega promoção que você tanto esperava, mas que é de um produto que não atrai em nada seu amigo.

2. Espere para conversar com seu amigo nos horários mais apropriados. Enviar mensagem no whatsapp e no facebook durante o horário comercial e esperar resposta no mesmo dia é receita para decepção.

3.  Analise o perfil do seu amigo e a situação de trabalho atual dele antes de decidir se o melhor meio para conversar com ele é o eletrônico ou é convidá-lo para um almoço ou um HH. Tente se lembrar de qual é o método que seu amigo usa para aliviar a pressão – isto com certeza vai te ajudar.

4. Espere mudanças de comportamento dele no meio eletrônico. O maior fã de facebook/twitter pode ficar offline um tempão se a turbulência é realmente grande.

5. Não aumente a pressão sobre ele. Se o momento de tensão no trabalho é grande, ele pode abrir mão de um amigo que está pressionando ele para “aparecer mais”.

6. Não leve para o pessoal se ele não atender o telefone durante o horário comercial: ele provavelmente está numa reunião importante e não pode atender ninguém. Tenho certeza de que se for urgente, ele vai atender. E se você deixar recado em local que ele certamente vai ler, ele entrará em contato.

7. O fato de ele estar online no facebook, whatsapp, gtalk, msn, skype ou qualquer outro não significa que ele poderá te responder imediatamente. Nem que ele está realmente perto do computador ou celular.

8. Ele está passando por um momento crítico da vida dele. Se você parar de falar com ele, ele também vai desistir de você. A linha ali é tênue, mas passado o momento, sua amizade vai ser uma das mais importantes para ele.

Eu já passei por várias dessas situações limite, tanto em minha vida profissional, quanto com amigos em momento profissional crítico. Isso não é receita de bolo, mas com a dose certa, em geral é sucesso para preservar a amizade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s