Livros 2013 #16: Management 3.0

Finalmente terminei o livro de Jurgen Appelo. É realmente muito bom! O que mais me surpreendeu foi o último capítulo onde ele diz que o modelo dele é ˜errado˜. Isso mesmo, entre aspas. O que ele quis dizer é que nenhum modelo é perfeito e nenhum resolve todos os problemas.
Gostei muito da abordagem dele aos problemas mais comuns em desenvolvimento de software. Ele mostra como ele tratou na prática de várias coisas e dá uns exemplos bem bacanas do que olhar dentro de uma equipe. Umas das coisas legais, também, no livro é que ele não dá nenhuma receita de bolo: já começa o livro falando que o objetivo não é te mostrar como fazer, mas o que um gestor deve ter atenção quando se trata da equipe.

Isso é bacana, porque já falamos de tantos modelos de processo, equipe, gestão… Tem muito modelo aí pra ser seguido, adaptado, alterado, estudado, etc. Para mim, o que temos que fazer é pegar o melhor de cada mundo e criar nosso próprio modelo.

E mais! Não adianta tentar colocar o mesmo modelo para todas as equipes dentro da empresa! Cada projeto, cada equipe, tem seu ritmo e perfil. Por isto eu gosto dos métodos ágeis. Ao contrário do que muitos pensam, metodologia ágil não é processo. Ela é somente um conjunto de boas práticas. Isso mesmo! Boas práticas. Se você seguir aquelas que se adequam à realidade do seu projeto e da sua equipe, tudo vai ser um sucesso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s