Livros 2013 #15: Harry Potter and the Order of the Phoenix

Terminei de ler o quinto livro da série do Harry Potter. Vou continuar na linha da minha análise livro vs filme. O livro é realmente emocionante e, para variar, as coisas ficam bem mais claras no livro do que no filme.
Para ser bem sincera, fiquei até meio perdida na leitura desse livro. Uma das coisas que eu não estou gostando na forma como JK Rowling escreve é que demora muito para as coisas acontecerem no livro. Ao contrário do filme, a ação só começa perto do capítulo 30 – e só tem 38 capítulos. Não que os anteriores sejam paradinhos, mas é que realmente demora pra se entender onde o negócio vai chegar.

Por outro lado, fica mais claro no livro o papel de Snape e a relação de Harry com Sirius. As referências cruzadas, com os Death Eaters, por exemplo, fica bem mais fácil de acompanhar. Os sonhos estranhos de Harry também. Uma coisa legal no livro é que ficou mais realista. Por exemplo, a galerinha se machuca pra valer. No final, Dumbledore leva Harry de volta pra Hogwarts, o que no filme fica bem disperso e confuso.
O namorico do HP com a Cho também fica mais fácil de acompanhar no livro. No filme é bem rapidinho. No livro também fica bem nítido, novamente, a perspicácia da Hermione, que coloca uma magia em todos que participam do Dumbledore’
s Army.

O que eu fiquei meio confusa foi na cena do gigante. Não consegui entender se ele é mesmo irmão do Hagrid – acho que vou ter que ler de novo esse capítulo.

No mais, a estória é novamente bacana e, finalmente!, Voldemort aparece pra todo mundo ver. Uma decepção foi saber exatamente o que era a profecia…. Mas gostei da parte que toca Kreatcher e a traição dele ao Black. Isso podia ter ficado mais claro no filme que ia ficar muito legal.

Leave a Reply

