FakePosts no Facebook: Cobrança e tornar informações públicas sem autorização

Há muito que as pessoas colam em seu mural mensagens dizendo que o facebook começará a cobrar pelo uso, que suas informações serão tornadas públicas, etc, etc. Eu geralmente não dou muita atenção, mas essa que eu vi hoje é a melhor de todas! Então vamos dissecá-la e prestar um serviço público:

“FALTAM 12 HORAS PRAZO FINAL, ACABOU DE SAIR NA MÍDIA, EXTRA OFICIAL, passou no Domingo Fantástico (domingo passado) e no Programa do Ratinho na quinta-feira, no Jornal Nacional e na terça-feira, na rede CBM na segunda-feira, no show do Calypso no sábado passado e no Corean On Line, Daqui a 30 horas os fiscais do Face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural, tal qual está escrito aqui, e então o facebook e todos os serviços continuarão a ser gratuitos e sem o envio de dados ao governo americano. Do contrário, os dados continuarão a ser pesquisados pelo governo americano, as fotos serão visíveis por todos e seu nome irá para lista de inadimplentes com inclusão no SCP – CPT – SERAZA – OLGIZ – BANK CITY – BOBONIS E TROLINS (conforme lei 3102/07-06, recentemente aprovada pelo congresso federal). Caso não tenha esse aviso copiado, colado e registrado em arquivo word no seu computador com um print screen de tela, os agentes do face ligarão a cobrar, uma ligação internacional de 30 minutos, cobrando a taxa de $ 5,99 dólares (convertidos a moeda corrente do país pouco mais de R$ 10,00 por dia mais juros) por semana debitado diretamente na conta telefônica no seu ponto de acesso wi-fi internet segura – Não esqueça de colar isso no seu mural e você estará livre da cobrança e livre de ser taxado de bobo mais uma vez, dentre outros inconvenientes. Caso contrário, em trinta dias suas publicações tornar-se-ão públicas propriedade na privada, suas mensagens e fotos,
EU NÃO AUTORIZO!!!
(copiem e colem o mais rápido possível o tempo está esgotando não custa copiar ok)”

1º Ponto: “passou no Domingo Fantástico”

Prestem atenção na pequena inversão de ordem e que, para os desesperados, passa despercebida. O correto seria “passou domingo no Fantástico”.

2º Ponto: “Programa do Ratinho”, “Jornal Nacional”, “rede CBM”, “show do Calypso”

Quem criou a mensagem foi extremamente criativo. Primeiro, começou com nomes públicos, que todos reconhecem. Depois inventou nomes parecidos com redes importantes (“CBM” ao invés de “CBN”). Daí ele avacalhou com o “show do Calypso”. É, porque o Calypso (ainda existem??) está muuito preocupado com a cobrança do facebook. E para terminar, “Corean On Line”. O que é isso? Gozação pura, no mínimo.

3º Ponto: “fiscais do face”

Esse eu nem preciso comentar, né?

4º Ponto: “SCP – CPT – SERAZA – OLGIZ – BANK CITY – BOBONIS E TROLINS”

Gente! Prestaa atenção! Olha os últimos nomes e pense se isso realmente é verdadeiro!

5º Ponto: “Caso não tenha esse aviso copiado, colado e registrado em arquivo word no seu computador com um print screen de tela”

Tá, os tais fiscais do face vão acessar sua máquina e verificar se você tem o tal do arquivo word??

6º Ponto: “ligarão a cobrar, uma ligação internacional de 30 minutos, cobrando a taxa de $ 5,99 dólares (convertidos a moeda corrente do país pouco mais de R$ 10,00 por dia mais juros) por semana debitado diretamente na conta telefônica no seu ponto de acesso wi-fi internet segura”

Beleza, então. Com mais de 1 milhão de usuários no Facebook, quantos agentes eles precisam para fazer uma ligação semanal para você, cobrando $5,99? E a ligação vai sempre durar 30 min? Legal, hein? Quero essa central telefônica pra mim. Outra coisa, se a ligação é no seu telefone, porque vai debitar no seu “ponto de acesso wi-fi internet segura”? Você pelo menos acha que isso é possível?

7º Ponto: “Caso contrário, em trinta dias suas publicações tornar-se-ão públicas propriedade na privada”

Gente, olha a construção dessa frase: “propriedade na privada”. O cara que inventou esse texto deve estar morrendo de rir de quantas pessoas passam pra frente uma mensagem tão descarada!Agora vamos raciocinar:1. Se o Facebook quiser cobrar pelo uso, vai parar de ter aquele monte de propagandas chatas.2. Se realmente for cobrar, ele vai avisar os usuários oficialmente e pedir para concordar com um novo termo de uso.3. Se for cobrar, ele irá, em algum momento te pedir os dados de cobrança. Se ele pedir, não aceite e pronto.Se não quer pagar o Facebook, quando (e se) ele começar a cobrar, mude para outra rede. Mas não fique copiando mensagens absurdas e atrapalhando a vidados outros.

One thought on “FakePosts no Facebook: Cobrança e tornar informações públicas sem autorização

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s