Livros 2013 #10: How do you estimate on an Agile project?

Excelente livro. Alias, coletânea de artigos e testemunhos de quem faz na prática. Interessantíssimo como cada situação exige uma pequena adaptação na forma de estimar o trabalho.

Gostei muito dos métodos que trabalham com um número máximo de pontos: The Bucket Theory é um deles. Eles estimam por comparação as estórias, classificando em 1, 2, 4, 8 e 16 pontos. Tudo que for maior que 16, fica na categoria 16 para ser quebrada em pedaços menores, detalhada melhor.

Outro método é o Story Count, onde o time conta o número de estórias e trabalha somente com isto. Claro que isto exige que as estórias sejam menores, mas no momento do planejamento, utiliza-se algo bem parecido com o Bucket. Estórias muito grandes, são quebradas. Segundo o autor do artigo, o burndown de Story points e Story count é bem similar, com a vantagem de ficar  muito mais transparente para o cliente no caso de aumento de complexidade do sistema.

 

O livro  foi publicado pela ThoughtWorks e é encontrado neste link:

http://www.thoughtworks-studios.com/resources/how-do-you-estimate-agile-project?utm_campaign=ebook-perspectives-on-estimation

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s