Nós somos a mídia corrupta

Sim, é verdade. Somos a mídia corrupta. Não é só a Globo, Veja, Estadão, Folha, Correio Braziliense ou seja lá qual for a grande rede que você é contra.

Você compartilhou uma foto da Dilma Rousseff mostrando que a frase de Cid Gomes era dela? Sim? Então você é igualzinho à “mídia” da qual tanto reclama.

A famosa frase que já chegou a todos os brasileiros é essa: “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado.” Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/vejam-os-desatinos-que-o-governador-do-ceara-cid-gomes-tem-cometido/

A frase também me deixa revoltada! Mas não é correto distorcer o fato. Quem está compartilhando não pesquisou a origem. A foto está circulando, convenientemente, sem informação da fonte. E como brasileiro se preocupa a veras com a fonte das informações, a foto está circulando livremente.

E não para por aí! Muito boato circulou essa semana e se usou deste artifício. Aqui em Campo Grande, na quinta-feira, quando perceberam que mais de 30mil pessoas haviam aderido ao I Ato Público de Apoio às Manifestações Nacionais no Facebook, um boato circulou dizendo que os ônibus da cidade parariam de circular as 14h – o ato estava marcado para as 17h. A Assetur rapidamente publicou nota nos jornais desmentindo o boato: http://www.midiamax.com.br/noticias/856864-empresas+onibus+desmentem+boatos+onibus+vao+parar+causa+protesto.html

Antes de sair por aí distribuindo “informação”, procure saber a fonte. Mesmo que você não “confie” na fonte, se ela for uma mídia oficial, seja ela a Globo, Record, SBT, Veja, Correio do Estado, Folha de SP, Gazeta ou A Crítica, eles tem a obrigação de procurar a fonte e se retratar caso a informação seja falsa.

Outra coisa linda que está circulando fala que na sua visita oficial, o primeiro-ministro chinês deu uma lista de 10 sugestões para a presidente Dilma Rousseff para o Brasil acelerar seu crescimento.

Procure hoje no Google sobre esse artigo e somente encontrará os sites que desmentem a notícia. Consegui este depois de pesquisar muito: http://militaresunidos.blogspot.com.br/2012/03/10-solucoes-para-melhorar-o-brasil.html

Ele começa assim: “Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joelmir Beting, da Rede Bandeirantes. Segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação.” Porém, não apresenta o link para o blog do jornalista, provável fonte da notícia.

Muita gente compartilhou essa notícia sem procurar a fonte. Eu pesquisei e não encontrei nada. Sabe o que eu encontrei hoje? Isso aqui: http://www.e-farsas.com/ministro-da-china-diz-o-que-se-deve-fazer-no-brasil.html Isso depois de 3 dias do primeiro contato com a falsa notícia.

Será que as pessoas que divulgam isto não percebem o “desserviço” que estão prestando à nossa sociedade? Pense bem: o que você ganha distribuindo informação falsa ou distorcida? Você está ajudando a educar as pessoas dessa forma? Ou só está ajudando a “mídia” a tirar o foco da população do que realmente importa?

Da próxima vez que você ler alguma notícia em um blog, facebook, twitter, mesmo que um amigo seu tenha te enviado, cheque a fonte. Se não houver fonte, ou a informação estiver distorcida, avise seu amigo para que ele aja da mesma forma que você.

A educação não é somente um direito de todos, como diz o bordão do Ministério da Educação. É um dever de todos! Todos temos a obrigação de educar não somente nossos filhos, mas todas as pessoas que precisem de educação. Faça sua parte! Eduque quem está próximo de você! Gere nele a consciência política que você tanto luta para que as mídias gerem na população. Se cada um de nós amadurecer politicamente e ajudar um amigo ou familiar, vamos prestar um enorme serviço à nossa comunidade.

One thought on “Nós somos a mídia corrupta

  1. Pingback: Repetir nunca é demais: Verifique a fonte antes de compartilhar | Vanessa's Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s