Livros 2013: #4 Work the system

Terminei de “ler” ontem o livro Work the system do Sam Carpenter. Muito interessante esse livro, principalmente para mim, que gosta de procedimento para as coisas rs

Basicamente ele mostra como enxergar o mundo como um conjunto infinito de sistemas. Tudo é um sistema!! E para que um sistema funcione, é necessário definir um conjunto de procedimentos.

Carpenter mostra vários exemplos de como usar isso na prática:

  1. Saúde: fazer check up periódico e trabalhar sistematicamente para manter o equilíbrio químico do organismo. Equilibrar alimentação e atividade física.
  2. Trabalho: criar procedimentos escritos das tarefas; assim fica mais fácil delegar e também mais fácil para os outros aprenderem a tarefa.

Ele mostra um exemplo de um sistema que ele e a esposa criaram para definir a gorjeta no restaurante. Eles sempre iniciam com um valor de 25%. Mas tem algumas regras que, se o garçom/garçonete infrigir, perde 5% por infração! Exemplos que ele dá: se a garçonete se dirige a eles como “guys”; ou se ela interrompe a conversa dos dois para perguntar se está tudo bem; ou se traz a conta junto com o pedido.

Achei super interessante a visão do mundo em sistemas. Creio que porque eu vejo quase tudo como um sistema. Antigamente via mais e fui perdendo isto. Momento retomada!

Mas, como tudo na vida, cuidado para não radicalizar! Ver o mundo através de sistemas simplifica algumas coisas, mas dependendo do perfil das pessoas com quem convive, pode gerar mais conflitos do que solução. Principalmente quando estamos em um ambiente que é naturalmente contrário ao estabelecimento de regras escritas. Ambientes ágeis, em geral, tem bastante resistência com documentação de procedimentos. Ambientes de trabalho criativo também tem problemas com estabelecimento de procedimentos. Muitos procedimentos definidos reprimem ou reduzem a criatividade das pessoas😉

O desafio aqui é descrever os prcedimentos básicos, mas equilibrar com a liberdade natural de criação do ser humano, abrindo espaço para a inovação e a evolução dos sistemas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s