Livros 2013: #2 Art of Exceptional Living

Livro maravilhoso! Jim Rohn fala sobre vários aspectos que podem ser usados para tornar sua vida melhor, produtiva e eficiente. Eu utilizei o audiobook, que é uma remasterização das fitas cassetes da década de 90, quando foi lançado o livro. Várias coisas me chamaram a atenção no livro.

Uma coisa é que ele é um livro extremamente curto. Eu ouvi a versão unabridged, que contém partes de palestras do Rohn e em apenas 4 dias (só ouvindo no carro), terminei o livro. Ele tem uma estrutura bem motivacional. Começa trazendo os pontos fundamentais para organizar sua vida e atingir seus objetivos. Ele conta um pouco da sua história: fez somente um ano do College e, após seis anos, com família iniciada, ainda sofria para se manter. Estava num ponto em que tomar a decisão de voltar para a faculdade envolvia uma série de outros pesos. Porém, mais seis anos passados e estava com a vida estruturada e milionário. Como? Segundo Rohn a conjuntura geral não mudou: economia e política continuavam as mesmas, mas ele mudou.

Ponto 1: MUDE A SI MESMO CONSTANTEMENTE

Um ponto interessante que Rohn insiste na importância para que a pessoa mude, cresça, se desenvolva, é a leitura. Constante. Ininterrupta. Aprender e desenvolver suas habilidades. Ele diz que além de praticar exercícios e se alimentar, precisamos alimentar a mente (mental food). Como? Lendo, assistindo palestras, ouvindo fitas motivacionais, estudando. Uma pergunta que ele faz em uma palestra é: o que tem em qualquer casa de mais de 250k dólares? Resposta: BIBLIOTECA! Toda pessoa de sucesso possui uma biblioteca. Dicas de Rohn:

  1. Leia pelo menos 30 minutos por dia
  2. Se não tem tempo para ler, ouça uma fita ou audiobook no carro, no trajeto de casa para o escritório e inverso
  3. Compre um livro, leia e compartilhe com outras pessoas

Rohn diz que temos que nos preocupar com quem nos acompanha. Se quem nos faz companhia prefere um esporte ao ar livre ou assistir um filme, provavelmente não leremos tanto. Também temos que nos perguntar que tipo de pessoas queremos ao nosso redor. E que tipo de influencia queremos exercer nas pessoas. Se queremos ser reconhecidos por nosso conhecimento, nossas habilidades, temos que investir nisto.

Outro ponto importante que Rohn ressalta é a criação de metas. No capítulo quatro ele enfoca somente esse aspecto. Um exercício que ele sugere é o de criar uma lista de coisas que você gostaria de atingir ou de ter, independente do tempo que isto possa levar. Use 15 ou 20 minutos para escrever a lista. Depois, a organize de acordo com o que você acha viável de conseguir: 1 ano, 3 anos, 5 anos e 10 anos. Separe quatro itens de cada período e foque nesses.

Por fim, Rohn diz que é importante definir seu estilo de vida e ser fiel a ele. Não adianta imaginar um estilo de vida e não viver condizente a ele. É necessário acreditar e viver seu estilo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s