USA 2012: Rotary of Pompano Beach

20121116-224826.jpgHoje visitei o segundo Rotary Club do meu roteiro nos EUA: Pompano Beach. A estrutura deste clube é bem parecida com a do clube de Bensalem. Por ser minha segunda visita, já comecei a entender melhor o funcionamento:

  • Happy dollars: lembra da happy cup? Aqui eles tem a mesma coisa, mas chamam de Happy dollars. A idéia é a mesma: as pessoas dizem porque estão felizes e fazem a doação.
  • Rifa: cada um compra um ou vários números de uma rifa que é sorteada no final da reunião. Todo o dinheiro arrecadado é o prêmio que é dado para o vencedor da rifa.
  • Mesa do secretário para recepcionar as visitas, lista de presença, reposição de falta, pagamento do almoço, etc.
  • Cada diretor tem sua vez de falar sobre sua pasta e vai até a tribuna para isso.

Duas coisas foram interessantes neste clube: a primeira foi uma fala sobre o que é ser rotariano. E foi resumido em “estar preparado”. Ele falou sobre perguntar o que é necessário e não assumir a necessidade e acabar doando coisas desnecessárias. Citou um caso de uma rotariana americana que queria ajudar no Haiti e que as instituições não aceitavam sua ajuda por ela não ser da área médica. Mas ela foi até o Haiti e, junto com uma enfermeira local, abriu uma clínica para ajudar os feridos e desabrigados.
Outra fala interessante foi a de DQA, onde ele falou da importância de estar sempre presente nas reuniões e um pouco sobre sua experiência visitando outros clubes. Ele já viajou o mundo inteiro e participou de reuniões de Rotary na China, Japão, Europa e até no Brasil.

Uma coisa que eu percebi é que eles tem um protocolo, sim, mas a reunião tem um clima bem leve e descontraído, onde todos falam, fazem piadas, comentam e perguntam sobre o tema em discussão. Os trajes variam muito de acordo com a pessoa. Por ser hora do almoço, muitos estavam com traje do trabalho, uniforme. Mas muitos estavam com traje bem informal (camiseta, shorts e sandália). Também notei que a reunião dura exatamente 1h, mesmo com o almoço, que neste clube foi um buffet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s