USA 2012: Rotary of Bensalem

20121108-141805.jpgEssas férias vieram com missão especial: visitar Rotary Clubs das cidades que eu estiver visitando.

Sabe aquele efeito de quando você compra um carro e, de repente, vê vários iguais rodando pela cidade? Pois é… eu agora vejo símbolos do Rotary nos lugares em que passeio. E foi assim que eu encontrei um relógio numa praça em Doylestown com a logo do Rotary International.


Doylestown provavelmente nem estava nos nossos planos, mas por conta do tornado Sandy e as conseqüências que trouxe para NYC, fomos passar meu aniversário na pequena Doylestown. É uma cidade super bonitinha, com maior cara de set de filmagem, sabe? Tudo arrumadinho, organizado. As casas e lojas tem um ar de que foram super planejadas. A primeira imagem que me veio à cabeça quando cheguei lá foi a cidade do filme The Majestic.

Achei a idéia do relógio fascinante. Muito original.

Na terça-feira visitei o primeiro clube: Rotary Club Bensalem. Todos me receberam muito bem. Stan, o presidente, me apresentou como visitante e me deu a palavra para me apresentar. Conversei com algumas pessoas e, ao final, Joseph Krug (presidente 2010-2011) conversou comigo, me deu cópia dos materiais do clube e trocamos cartões de visitas.

Coisas que notei de diferente neste clube:

  • O presidente abre a reunião com a apresentação dos visitantes e convidados
  • O clube tem uma mesa de recepção. Todos que chegam a esta mesa para assinar a lista de presença. Nela tem todo o material para a reunião: lista de presença, certificado de reposição de falta (que eu esqueci de pegar), canecas de doação, material para distribuição
  • O protocolo é um pouco diferente. A reunião é feita em um restaurante e a refeição é servida ao final da reunião
  • As mesas ficam dispostas em duas linhas, do mesmo modo como na casa da amizade em CG, porém a tribuna fica ao meio. Algumas pessoas vão até a tribuna para fazer suas falas, mas algumas somente ficam em pé no meio do salão e se dirigem aos demais
  • Cada sócio tem um bottom identificado com seu nome, que fica visível a todos, assim os visitantes sabem o nome de todo mundo

Outra coisa interessante, mas que não acho que implantaremos logo em nosso clube, é a “Happy Cup”. É uma lata de leite em pó, embalada com a logo do clube, que é passada entre os membros do clube. Cada um diz o porque está feliz e faz uma doação, na faixa de $5 a $10. A cada semana a coleta é destinada a um fundo. Esta semana a destinação era a The Rotary Foundation. O que achei melhor nessa dinâmica é que o tesoureiro toma nota de todas as doações. Cada pessoa faz pequenas doações ao longo do ano, o que deve juntar num montante significativo no final, mas não se percebe pois as doações vão em pequenas doses ao longo do ano. Eles também tem uma lata para doações para os projetos locais.

Outra dinâmica que achei diferente foi que o presidente fez a abertura da reunião, apresentou os convidados e visitantes e passou a palavra. Cada diretor fez sua fala. Aparentemente eles já tem um protocolo de seqüência de fala, que não deu pra perceber só com uma visita. Após todos terem sua fala, é servido o almoço.

O clube de Bensalem é um clube pequeno, com cerca de 25 sócios e o clube tem mais de 60 anos. Eles trabalham junto à comunidade e tem associação com algumas entidades da região. Fazem trabalhos com escolas também. Eles também reúnem esforços com as igrejas que os sócios freqüentam. Usam a igreja para fazer reuniões de conselho também. No último sábado, promoveram o “Pancake Breakfast”, evento anual do clube.

Era dia de eleição nos EUA, então a reunião foi mais sucinta, mas foi suficiente para ter contato com uma dinâmica diferente. Estou mais ansiosa ainda por visitar os demais clubes.

Leave a Reply

