Livros 2012: #42 Blue Ocean Strategy

Excelente livro! Altamente recomendável. A ideia do livro é ilustrada constantemente por exemplos de como aplicar a estratégia nos negócios. Os autores explicam no primeiro capítulo o que é o oceano azul: é todo o negócio que ainda não existe dentro do seu mercado.

Eles definem oceano vermelho como o mercado conhecido e oceano azul, mercado desconhecido. Ou seja, tudo o que conhecemos de mercado e tecnologia é o oceano vermelho. Imagine todos os produtos que temos, serviços oferecidos, etc. Tudo isto é oceano vermelho. Agora imagine o que ainda não tem no mercado. Qual estratégia você pode usar para se destacar dentro do seu mercado? Quais clientes você não atinge e gostaria de atingir?

A grande ideia é parar de competir com os concorrentes pelo mercado já existente (red ocean) e criar novos mercados dentro do seu negócio. Ou seja, atrair clientes que não seriam o seu público-alvo natural. Criar um mercado novo dentro do mercado; explorar áreas do negócio que ninguém está explorando.

Os grandes exemplos do livro são o Cirque du Soleil, NetJets, iTunes, Cemex, Novo Nordisk. Cirque du Soleil inovou quando criou um mercado de circo para adultos, misturando a ideia do circo com a arte do teatro. Esta inovação não só o diferenciou dos outros circos, como também atraiu adultos para o mercado, antes predominantemente voltado para crianças e jovens.

A NetJets criou um mercado de jatos particulares sem a necessidade de o cliente adquirir um jato. Como? Um cluster de clientes “possui” um jato. A NetJets garante que um jato esteja à disposição em até 4h do pedido. Assim, o cliente tem o jato a uma porcentagem do preço, sem precisar se preocupar com manutenção, e ter o benefício de voar a qualquer momento sem enfrentar filas no aeroporto.

O iTunes inovou quando criou um mercado de compra de músicas pela internet, aproveitando a onda do compartilhamento de músicas pelo mundo e a visão de que muitas pessoas não querem comprar todo um CD.

Novo Nordisk inovou quando criou as doses auto-injetáveis de insulina, eliminando a necessidade de uso de agulhas, reduzindo o desconforto dos pacientes diabéticos.

Cemex, uma empresa de cimentos no México, inovou ao criar um sistema de tandas mexicanas, onde um grupo de pessoas se reúne e aplica um valor semanal em dinheiro para comprar alguma coisa. No sistema da Cemex, cada família entra com 120 pesos semanais e, a cada semana, uma família é sorteada e ganha o valor total da tanda equivalente em materiais de construção.

O livro é rico em muitos outros exemplos e vale a pena ler inteiro para conferir como tantas empresas diferentes criaram seus oceanos azuis. NYPD, com seu tolerância zero; Viagra; Sony Walkman; uma empresa de tacos de golf que criou um taco especial, mais fácil de usar. E muitos outros exemplos incríveis.

Este livro teve, também, uma história interessante na minha mão, pois comecei a ler em mobi, mas acabei baixando o audio e terminei de ouvi-lo no carro. As duas versões são ótimas. Recomendo a leitura!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s