Livros 2012: #40 Unleashing the Ideavirus

Meu segundo livro do Seth Godin este ano. Gosto muito do modo como ele escreve. O assunto-chave do livro é Marketing. Tema muito interessante!

O foco principal é em como divulgar uma ideia ou produto usando técnicas simples de marketing viral. Godin cita o exemplo do Hotmail, que começou com poucos usuários, mas virou moda rapidamente. Tudo porque no rodapé de cada mensagem era incluído um convite para conhecer o webmail.Ele mostra também alguns conceitos da cadeia de marketing:

SNEEZER: O coração do ideavirus. São as pessoas mais propensas a contar a seus amigos sobre uma grande ideia.

HIVE: Um grupo de pessoas, auto-organizado, que compartilham a forma de se comunicar, regras implícitas e explícitas, padrões, histórico, etc.

PERSISTENCE: Algumas ideias permanecem por um longo tempo com cada pessoa, a influenciando. Com algumas pessoas, ao contrário, não passa muito tempo até que a ideia desapareça.

VECTOR: Um ideavirus precisa de um vetor para circular pela população. Pode ser uma região, um público-alvo.

AMPLIFIER:  O ideavirus possui algo que o amplifica para um público cada vez maior. Essa é a diferença entre ideavirus e “boca-a-boca” – o último eventualmente, morre.

MEDIUM: Para se movimentar na população, o ideavirus precisa de uma mídia. Pode ser uma foto, frase, artigo, filme, fórmula matemática, etc.

VELOCITY: A velocidade com que a idea se espalha entre a população.

SMOOTHNESS: Qual a dificuldade de um usuário espalhar este ideavirus em particular?

Dicas interessantes são as pequenas técnicas que já presenciamos no dia-a-dia: botões de compartilhamento de artigos nas redes sociais, conexão entre as mídias, links discretos convidando a fazer um teste  (os famosos “click here”).

Um dos fatores interessantes do livro é que as técnicas podem ser aplicadas em qualquer escala: desde a divulgação em massa de um produto, até divulgação de pequenas ideias que pode mudar aspectos significativos da sua comunidade ou sua postura pessoal e profissional.

Se relacionarmos o conteúdo de Unleashing the Ideavirus com o Tribes, do mesmo autor, podem sair coisas bem interessantes, como um blog muito bem estruturado sobre um tema que você domina, usando o ideavirus para divulgá-lo, bem como divulgar sua ideia principal e criar sua própria tribo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s