Livros 2012: #37 Managing yourself

O livro de Paul Morgan mostra dicas e exercícios de como trabalhar o controle emocional. Escolhi o livro pelo título: “Managing yourself: coaching yourself to optimum emotional inteligence”. Eu estava à procura do livro “Inteligência emocional” e esbarrei neste.

É um livro curto – pouco mais de 100 páginas. Apresenta dicas bem interessantes e vários exercícios que ajudam a identificar e praticar o controle emocional. Um trecho interessante eu já postei aqui, falando sobre as habilidades que caracterizam as competências de adaptabilidade e inovação.

Achei ótimo que ele defina de forma tão simples essas competências. Vários livros que li este ano falam sobre diversas competências importantes, como o 7 hábitos. Como as competências são complexas e, até certo ponto, subjetivas, é muito difícil definí-las em poucas palavras.Este livro ajuda na busca dessas definições. Ele não é um livro que fala sobre coaching. É um livro bem estilo auto-ajuda. Focado em você mesmo. O ponto principal do livro são os exercícios de controle emocional. Ao longo do livro o autor apresenta vários “questionários” com o intuito de ajudar o leitor a identificar suas emoções.

Muitas pessoas tem dificuldades de nomear as emoções. E, em consequência, de controlá-las. O processo do livro é o de guiar o leitor pelas fases de identificação da emoção, dos gatilhos que levam a esta emoção e, depois, de tratá-las. Li outros livros que tratavam de gatilhos das emoções e esses exercícios eu já seguia há algum tempo. Mas no final do Managing yourself tem um protocolo sugerido de como identificar as emoções que mais incomodam, chamado de Morgan Release Model, dividido em 3 estágios:

  1. Descrever a emoção; definir o que causa a emoção; listar 10 respostas alternativas; se fazer 3 perguntas: o gatilho deve sempre levar à esta emoção? existem respostas alternativas? alguma resposta alternativa mudaria o resultado para melhor?
  2. Se pergunte: é possível se desligar dessa emoção? se sim, farei isso? quando?
  3. Se pergunte: posso ficar tão desconfortável quanto estou agora? posso me permitir ficar tão confortável com essa emoção quanto agora? posso me permitir ser infeliz e tenso como agora? posso me permitir ser feliz e relaxado como agora?

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