Livros 2012: #35 Tribes

Uma palavra para descrever o livro: awesome! Seth Godin escreve de uma maneira incrivelmente cativante. O livro tem um tom bem daquelas palestras motivadoras que a gente vê em filmes. Mas aos poucos vai envolvendo o leitor e o ritmo estabiliza.

O tema do livro é liderança. Mas podia bem ser marketing. Na minha visão serve para os dois e outros que você quiser. Basta ler com o enfoque desejado.

No começo do livro Godin conceitua tribo como um grupo de pessoas conectadas umas às outras, conectadas a um líder, e conectadas a uma ideia. Interessante, né? Ele fala muito sobre como hoje usamos facebook, twitter, blogs e outras redes sociais para reunir as tribos. Existem muitas tribos em potencial espalhadas pelo mundo. Godin encoraja o leitor a assumir um papel de liderança, a liderar uma tribo.O desafio aqui é descobrir o que move a tribo que você quer liderar. E usar esse tema para reunir e liderar essa tribo. Isto pode ser na internet, na sua comunidade, no escritório, na escola. As tribos podem ser locais ou mundiais. E uma tribo pode gerar um movimento que pode mudar como as coisas funcionam.

Godin dá um exemplo de um canil na Califórnia, onde o coordenador não queria mais sacrificar os animais sem dono. Começou a propagar a ideia de adoção dos animais. A tribo tomou corpo e em pouco tempo não havia mais cães e gatos sacrificados na sua unidade. Os funcionários que não concordavam com a nova política, sairam do canil. O movimento se propagou e vários outros canis de várias cidades dos EUA seguiram o mesmo rumo.

Poucas páginas, com muitos capítulos curtos. Esse é o livro. Extremamente motivador, me trouxe várias ideias de como lidar com algumas situações no trabalho. No final, Godin pede para que o leito recomende ou empreste o livro para alguém. Já recomendei para várias pessoas. Incluindo meus leitores do blog, agora.

Então, para resumir: vamos liderar uma tribo? Escolha um tema apaixonante, comece a trabalhá-lo em seu blog, facebook, twitter, na sua sociedade. Reúna sua tribo, os lidere e abra espaço para que outras lideranças apareçam a partir dela. Incentive-os a serem líderes de suas próprias tribos.

Eu, atualmente, estou trabalhando três frentes (isso antes de ler o livro): página oficial do Rotary Club do qual eu sou sócia, página de tecnologia Systema BR e este blog. O blog, que começou para assuntos bem pessoais, depois de 3 anos já está começando a tomar um formato definitivo. As resenhas de livros estão tomando conta do espaço. E você? Qual mensagem quer deixar para sua tribo?

One thought on “Livros 2012: #35 Tribes

  1. Pingback: Livros 2012: #40 Unleashing the Ideavirus | Vanessa's Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s