Livros 2012: #30 Lean Startup

Exclente livro. Recomendo a leitura. O tema é muito pertinente e, apesar do próprio título direcionar o público-alvo, o autor oferece várias dicas e exemplos de como o pensamento lean pode ajudar empreendedores dentro de grandes empresas.

Duas ferramentas que eu particulamente gostei muito foram a questão do MVP e a regra dos 5 por quês.

MVP – Minimum Viable Product

A ideia aqui é não esperar muito para lançar o produto. Lance-o no mercado o mais rápido possível. Para isto, identifique o conjunto mínimo de funcionalidades que você precisa para identificar suas teses sobre o mercado em que deseja atuar. Analise os resultados e implemente mudanças de forma a atingir seu objetivo com o produto.

Regra dos 5 por quês

Esta regra serve para identificar a raiz de um problema. O autor recomenda que se reúna em uma sessão as pessoas que estejam envolvidas na questão-problema e que se pergunte 5 por ques em sequência. Tente evitar um jogo de culpa aqui, pois é fácil seguir por este caminho e não vai te trazer os resultados desejados e nem um plano de ação de como resolver o problema ou evitá-lo no futuro. A intenção principal dessas sessões nem é necessariamente resolver o problema, mas sim identificar formas de evitá-lo no futuro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s