Livros 2012: #23 Game of Thrones

Ah, finalmente! Terminei o livro 1 da série Songs of Ice and Fire, de George R.R.Martin. O primeiro livro é realmente muito bom, mas só dá o gostinho de tudo o que está por vir.

Não vou encher de spoilers este post, mas algumas coisas me chamaram muita atenção: o formato da narrativa de Martin é um deles. O fato de cada capítulo estar focado em um personagem faz com que o leitor se foque temporariamente em um único aspecto da estória, porém sem esquecer do contexto inteiro. A trama é muito bem pensada, tudo muito interligado.

Tem um arzinho de Tolkien. Uma terra nova foi criada especialmente para o livro, com seus idiomas, cultura, famílias. A história também já começa pegando fogo. Como é uma terra diferente, que já teve suas eras, guerras, reis, deuses – e inclusive um clima bem diferente com verões e invernos que duram anos! -, primeiro livro se foca em mostrar como os personagens foram influenciados pelos acontecimentos passados. O autor vai passando aos poucos informações sobre como foram as eras passadas – tudo conforme é necessário para o entendimento do capítulo corrente.

Uma coisa que o leitor já capta neste livro é o significado do título da série. Ice e Fire são os nomes das espadas das famílias Stark e Targaryen, respectivamente. Isso já é o suficiente para criar uma enorme expectativa sobre o que virá no próximo livro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s