Dietas da moda – uma opinião

Ultimamente ando pensando muito nas tais dietas da moda. Eu nunca fui de ligar para essas coisas. Sempre me senti muito confortável com meu corpo. Mas já tem alguns anos que tenho me preocupado com o impacto disto na minha saúde e tomei algumas medidas.

A primeira foi passar por um processo grande de reeducação alimentar. Durou cerca de 3 anos, mas teve um resultado ótimo! Não emagreci um grama (se você está pensando em perguntar isso), mas a qualidade de vida aumentou muito. Troquei o óleo de soja por óleo de canola, milho ou girassol. Aumentei o volume de azeite de oliva consumido. Cortei alimentos com gordura trans. Aumentei a quantidade de salada e frutas na dieta. Entrei na dieta das 3h (fazer um lanchinho a cada 3h).

Recentemente cortei café. Substitui por chá mate. Reduzi uns 80% o consumo de chocolate e doces (eu era uma verdadeira formiga até pouco tempo). Com o processo, o que acabou acontecendo é que, naturalmente, reduzi a quantidade ingerida por refeição. Ah, recentemente corte também refrigerante (agora só em festa e, mesmo assim, no máximo 3 copos), e cortei líquidos durante as refeições.

Voltando às dietas da moda, reparei no seguinte: não importa qual a dieta – do chá mate, chocolate, óleo de coco, abacaxi, USP – todas elas seguem o mesmo padrão: 1200 calorias, não comer pão, comer algo a cada 2h, preferencialmente frutas, sem doces, sem açúcar, sem refrigerante. Ufa! Parece difícil, né? Mas parece difícil porque a maioria das pessoas quer fazer “dieta” que dê resultado rápido, mas não quer mudar os hábitos alimentares. Ou seja, não quer passar pelo processo de reeducação alimentar. Porém, depois de passar por esse processo, qualquer dieta parece fichinha.

Na época que comecei com o processo, procurei alguns profissionais de saúde e da área nutricional para me ajudar na empreitada. Um endocrinologista me acompanhou algum tempo, cheguei a usar os supressores de apetite, mas nada surtia efeito na balança. Em verdade, eu já ficava satisfeita de estar com o peso estável. O que ele me disse? Que pela minha dieta e pelos resultados, eu só teria redução de medidas se largasse a vida sedentária e frequentasse a academia. (ah, esqueci de dizer o motivador para emagrecer: grave quadro cardíaco na família)

Após algum tempo, comecei com a academia. Na época não senti muita diferença. A perda de peso levou alguns meses para começar. Após 6 meses é que senti perda de medidas. Mas daí já tinha parado a academia e ficou por isso mesmo.

Mas agora retomei os exercícios após observar um fenômeno interessante: eu SEMPRE emagreço nas férias. Isso porque eu não paro quieta! Faço tudo a pé. Quando estou passeando, não fico usando transporte público. Tento fazer meu trajeto de forma que os pontos que quero visitar estejam numa rota que eu possa fazer completamente a pé. E como menos, pois fico de água e snacks o dia todo. Tomo um senhor café da manhã, janto bem, mas não almoço. Nas últimas férias, acho que almocei umas 3 vezes em 4 semanas. Passava a maior parte do tempo a base de cenourinhas e biscoitos integrais. E muita água. Quase nada de refrigerante. Três refeições no dia só nos finais de semana. Resultado: emagreci 2kg.

Nessas férias também descobri o MyFitnessPal. Quando voltei pra casa, comecei a usá-lo. No início, só registrava o que eu comia. Aos poucos, fui ajustando uma coisinha ou outra, equlibrando mais a dieta – agora conscientemente. Só nisso eu emagreci mais 4kg. Tudo em 4 meses.

Comprei uma balança e resolvi entrar nessa de verdade. Me inscrevi na academia no início de janeiro. De lá para cá, emagreci mais 4kg. No total, já emagreci quase 10kg. E tudo isso sem apelar para essas dietas da moda.

Agora comecei a fazer Muay Thai. Está ótimo. Eu nunca havia pensado em fazer algum tipo de luta, mas estou gostando. Além disso, ele é ótimo para consumir calorias e manter o condicionamento físico. Também faço musculação. E dança de salão. Até que, para quem era 100% sedentária há um ano atrás, estou bem ativa agora😉 Mudança 180°.

Leave a Reply

