Livros 2012: #22 Go it alone

Livro muito bom. O foco é em empreendedorismo, mas um bem específico: empresas pequenas, onde o corpo funcional é contém somente os sócios ou alguns poucos funcionários (em geral, menos de 10 pessoas).

O autor dá várias dicas de como iniciar e gerenciar um empreendimento deste tipo. É muito rico em exemplos de casos de sucesso de empresas go-it-alone (falta de termo melhor para traduzir, fica o original, mesmo). Um ponto em que ele foca muito é de terceirizar tudo o que não for o core do negócio. Judson também é enfático so dizer que a empresa deve pensar bem ao optar por desenvolver um software ao invés de adquirir um. Ele usa a regra do 60%, indicando que se um software possui 60% da sua necessidade atual, é mais vantajoso adquiri-lo do que desenvolver, pois em 1 ano, ela terá evoluído ao ponto de até ultrapassar as suas necessidades.

Outra dica interessante do livro é o sistema de 50 pontos de vendas. Ele diz que para um empreendedor de tempo integral é extremamente importante ser super organizado, e usar o sistema de pontos coloca uma meta diária onde cada atividade possui uma pontuação. O dia só termina quando a soma dos pontos atingir 50. Pesquisei na internet e não encontrei uma referência boa para o sistema, mas vi que pode ser adaptado para qualquer situação.

O livro pode ser lido online no site do autor: http://www.brucejudson.com/frombook.html

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s