Livros 2012: #9 O monge e o executivo

Ontem terminei de ler o nono livro do ano: O monge e o Executivo. A Hilda que me emprestou. Já havia alguns anos que eu queria ler esse livro, mas nunca comprei nem havia encontrado alguém que tinha para emprestar. Finalmente esse dia chegou🙂

O livro é extremamente curto. São poucos capítulos, bem sucintos. Ele cita alguns autores famosos como Dale Carnegie. E fala coisas que eu li nos últimos livros. Duas frases bem interessantes que encontrei no meio do livro:

“E quando todo mundo se empenha em manter o chefe feliz, quem se preocupa em manter o cliente feliz?”

Essa é muito legal. Ele a coloca no meio de uma discussão sobre qual o foco que a empresa deve ter e como a tradicional hierarquia da empresa deixa os clientes em último plano, pois a maioria das pessoas tem o foco em manter o chefe feliz. Bacana pois ultimamente temos falado muito sobre isto… em manter o foco no cliente.

A outra frase é bem interessante, e fala sobre ouvir ativamente e como as pessoas se sentem quando percebem que não estão sendo ouvidas. Chega um ponto em que ele fala sobre atrasar-se aos compromissos:

“(…) o tempo dela é mais importante que o meu, mensagem que considero arrogante. Atrasar-se também transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que ela achasse importante.”

Recomendo a leitura!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s