Língua Portuguesa 101 #1

Minha motivação para este post (ou série de posts, pelo que antevejo) é o quanto as pessoas escrevem errado na internet. Principalmente em redes sociais. E não adianta sociólogo e pedagogo vir me dizer que o modo de se expressar nesses meios deve ser distinto, e único: devemos, sim, usar corretamente a Língua Portuguesa. Existem erros imperdoáveis. Vou colocar aqui os que mais me incomodam, um em cada post, conforme forem aparecendo na minha vida.

A minha sensação é de que as pessoas escrevem errado de propósito. É um tal de vírgula separando sujeito e predicado, concordância nominal e verbal praticamente inexistente, troca de tempos verbais, troca de fonemas… enfim…

O tema de hoje é verbo reflexivo.

Não sei se a maioria sabe, mas alguns verbos são reflexivos. Ou seja, a ação se refere ao sujeito da oração. Olha só que interessante! A explicação usa um verbo reflexivo! E o pronome reflexivo pode ser usado antes ou após o verbo. Veja só:

“Ele se deitou no sofá para descansar um pouco após o almoço.”

“Ele deitou-se no sofá para descansar um pouco após o almoço.”

Viu? A mesma coisa. O que muita gente tem feito é confundido nosso amiguinho “-se” com a flexão do verbo no pretérito para a terceira pessoa “sse”. Olha o exemplo meigo que eu separei (por favor, leia com a inflexão correta e me diga se faz sentido):

“se encosta-se no chão ai dava merda !”

Bem, eu levei alguns minutos – sim, minutos! – para entender que o cidadão aí queria dizer isto:

“Se encontasse no chão, aí dava merda!”

E daí eu me pergunto: não era mais fácil conjudar o verbo corretamente? Para que a reflexão? Para contextualizar, o cidadão estava comentando uma foto de uma tromba d’água. Ou seja, o “-se”, referia-se ao fenômeno. O quê?? E eu nem comentei a vírgula que ele simplesmente ignorou….

Leave a Reply

