Livros 2012: #2 7 Habits of highly effective people

Este livro veio às minhas mãos como indicação do Sílvio Xavier e, também, como parte do programa interno de capacitação. Após algumas semanas nos questionando qual seria o primeiro livro a ser lido, optamos por este.

O livro é muito bom e segue abaixo uma imagem que o Sílvio nos trouxe no dia da discussão e que resume bem os sete hábitos:

Ele divide os hábitos em dois grupos: Vitórias Privadas e Vitórias Públicas. Os três primeiros hábitos estão classificados nas vitórias privadas, ou seja, nas conquistas internas que toda pessoa precisa. São os hábitos de proatividade, foco e metas, e gestão pessoal. Os três próximos hábitos estão nas vitórias públicas, aquelas relacionadas com o meio em que vive: negociações ganha-ganha, comunicação e sinergia. O sétimo hábito – auto renovação – envolve todos os demais e os suporta.

Já fiz vários cursos e li sobre métodos de negociação e digo que a forma como Covey explica as técnicas de negociação, principalmente a Ganha-Ganha, é muito boa e eficiente. Não fica dúvidas sobre o que é realmente adotar a postura ganha-ganha.

O autor também aborda a postura das pessoas diante das situações e da vida quando trata da questão de proatividade. Ele descreve que as pessoas iniciam dependentes, ou seja, são mais reativas, dependem de orientação de outras pessoas para prosseguir. Com o desenvolvimento da proatividade (e dos outros dois hábitos), a pessoa se torna independente. Isto é, tem seus próprios pensamentos, não espera para agir, traz sugestões, implementa inovações em seu dia-a-dia, possui metas a cumprir. Mas isto não é suficiente; é preciso caminhar um pouco mais e se tornar interdependente.

Segundo o autor, ser interdependente é ser mais do que independente, pois você delega tarefas para outras pessoas, trabalha em equipe, cria sinergia com outros. Assim, segundo o livro, 1+1 > 2.

No quesito de gestão pessoal, o autor fala bastante das gerações de administração e dos focos de atuação. Ele explica o método de organização das tarefas nos quadrantes de Importância e Urgência, dizendo que o ideal é se manter no quadrante 2 (Importante e não urgente).

O autor também apresenta um mapa dos focos de vida mais comuns. Pessoas que são focadas na família, nos amigos, no trabalho, etc. E a conclusão é que o ideal é ser focado nos seus princípios. Suas ações devem estar alinhadas com sua Missão. E desenvolver o texto da missão é algo que se deve fazer. Pois ele traduz não só seus objetivos mas os seus princípios éticos e morais.

Então, agora, é desenvolver o texto da missão; imprimir em um cartaz e pendurar em um local visível na casa.

One thought on “Livros 2012: #2 7 Habits of highly effective people

  1. Pingback: Livros 2012: #37 Managing yourself | Vanessa's Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s