Aventuras: Rio de Janeiro parte II

Voltando à minha viagem ao Rio em março/2011… Fiz vários passeios legais, que me marcaram muito. Desejo muito fazer novamente os mesmos passeios, porque foi muito pouco tempo para apreciar. Porém, no Rio tem tanta coisa pra fazer!!

Bem, fiz os passeios padrão da primeira vez. Eu tinha três dias para curtir o Rio, sem planos, sem itinerário. Fui deixando as coisas acontecerem. Como eu estava no Catete, e o museu é gratuito aos domingos, deixei esse por último.

No primeiro dia eu peguei a bicicleta do Felipe (meu host) e fui passear na orla. Saí de casa as 11h e retornei as 3h. Por incrível que pareça, não estava cansada ou dolorida – o que eu achei o máximo! Peguei a partir do aterro do Flamengo, passei por Botafogo, Ipanema, Copacabana e cheguei até o penúltimo posto do Leblon. Tranquilo. Nem pensei na distância. Depois me falaram que pedalei cerca de 35km! Tudo bem que fui parando, tranquila, sem pressa, tirando fotos e admirando a paisagem. Foi perfeito!

Segundo dia: Pão-de-Açúcar! Fui meio tarde pra lá. Meu objetivo era passar a manhã por lá e a tarde ir no Forte de Copacabana. Mas acordei tarde aquele dia. Cheguei quase na hora do almoço por lá. Mas o lugar é ótimo para uma dia relax! Muita sombra, várias cadeiras e espreguiçadeiras. Recomendo fortemente. E se não quiser gastar muita grana, dá pra subir a pé, pela trilha. Não precisa ir de bondinho até o primeiro morro. Tem uma praça de alimentação bacana e eu comi uma saladinha de frutas fantástica.

Estava um calor danado, mas fiquei deitada numa espreguiçadeira, lendo meu livro e admirando a paisagem. Vez ou outra tirava fotos para famílias de turistas que estavam tentando e revezar para que todos saíssem em alguma foto. Fiz a alegria de alguns deles🙂 Adoro fazer isso! Estou sempre me oferecendo para tirar fotos pros outros. É tão legal a alegria da pessoa porque todos vão aparecer na foto. Contagiante.

Acabei ficando por lá até meio tarde. Como o horário de verão já tinha acabado, evitei ficar até a noite, apesar de que o último bonde desce as 19h. Mas eu queria ver mais coisas. Fiquei sabendo de um Forte na Urca. Desci pra praia vermelha e resolvi ir andando. Fui até a praia da Urca e nada de ver o forte. Comecei a ficar com medo de andar sozinha na rua e resolvi voltar. Peguei um ônibus e fui até o fim do Leblon, no mirante. Ótima vista do oceano e das praias de Ipanema, Copacabana e Leblon. Fiquei um tempão por lá. Tomei água de côco, sorvete. Fiz um lanchinho (só tinha comido a salada de frutas e um queijo quente).

Terceiro, último, e mais esperado dia: Jardim Botânico e Palácio do Catete. Felipe me indicou tomar café no Parque Lage. Problema foi que o café só começou a ser servido as 9h :O Tarde pra mim que tinha pouco tempo pra aproveitar. Mas por outro lado, encontrei uma galerinha do CS que estava subindo para o Cristo por uma trilha que inicia no Parque Lage. Conversamos um pouco, passeamos dentro do parque. Daí deu o horário deles. Mas já era quase 9h. Fui pra porta do restaurante. Tomei café – ótimo, excelente dica do Felipe. Depois segui a pé para o Jardim Botânico.

Como alegria de pobre dura pouco, acabou a bateria da minha máquina. Sorte que era Rio de Janeiro, porque passei por vários mercados abertos e comprei pilhas novas. Ufa! Imagina ir ao Jardim Botânico e não tirar nenhuma foto??

O lugar é fantástico! Muito lindo! R$5 por pessoa. Pena que não era primavera, então tinha poucas flores. Mas já era lindo o suficiente. Fiquei imaginando aquele lugar na primavera. Na próxima eu vou😉 Tirei dezenas de fotos por lá. Pensar que estava caminhando no mesmo lugar que D. Pedro II! Olhando para as mesmas palmeiras reais que ele mandou trazer especialmente para o lugar. Incrível! É uma sensação tão gratificante, pensar que está pisando na história do seu país. Fiquei super emocionada. Claro que tirei uma foto neste lugar. É incrível como eu tenho sorte para tirar essas fotos. Os lugares nunca estão super lotados e eu consigo aparecer sozinha na foto – ninguém no fundo. Aconteceu o mesmo em várias fotos minhas nos EUA, mas isso é história para outro post.

Só que o tempo era curto e eu ainda queria ir no Palácio do Catete. É, porque eu não sabia quando voltaria ao Rio com tempo para passear. E os museus todos fecham as 17h. E meu voo era as 18h! Então o tempo tava corrido.

Voltei pra casa do Felipe. Tomei um banho, arrumei as malas, almocei e fui pro Palácio (duas quadras de lá). O Palácio é fantástico! O jardim eu já tinha visitado nos outros dias, então só faltava o casarão. O palácio foi transformado para receber a sede do governo. Getúlio morou e morreu lá. O quarto dele está restaurado, com a mobília original e a carta-testamento está em uma caixa de vidro, em cima da escrivaninha.

A decoração dos cômodos é formidável. Cada salão com um objetivo diferente. Papel de parede e pinturas no teto, além de diversas esculturas e desenhos em todos os lugares. A exposição em curso se chamava ResPublica. Muito bacana. Mostrava a república brasileira desde a proclamação até os dias atuais. Tinha vários artigos históricos  de todas as etapas da república. Uniforme oficial do Mal Deodoro. Broches de vassourinha do Jânio Quadros. Vários quadrinhos, recortes de jornal e notícias da época da ditadura.

Quero voltar lá novamente para apreciar melhor o prédio, que é fantástico.

Bem, fim do dia. Voo agendado. Malas prontas. Hora de voltar pra casa. Um pouco triste, mas feliz por ter conhecido um pouco dessa cidade linda e caminhado na história desse país maravilhoso!

Leia o anterior:

Viagem ao Rio – parte I

One thought on “Aventuras: Rio de Janeiro parte II

  1. Pingback: Aventuras: Rio de Janeiro – parte III | Vanessa's Blog

Leave a Reply

