Poema: Casimiro de Abreu – Uma história

Um dos meus poemas favoritos:

Uma história (de As Primaveras)

A brisa dizia à rosa:

– “Dá, formosa

Dá-me, linda, o teu amor;

Deixa eu dormir no teu seio

Sem receio,

Sem receio minha flor!

De tarde virei da selva

Sobre a relva

Os meus suspiros te dar,

E de noite, na corrente

Mansamente,

Mansamente te embalar!”

E a rosa dizia à brisa:

– “Não precisa

Meus seios dos beijos teus;

Não te adoro… és inconstante…

Outro amante,

Outro amante aos sonhos meus!

Tu passas de noite e dia

Sem poesia

A repetir-me os teus ais;

Não te adoro… quero o Norte

Que é mais forte,

Que é mais forte e eu amo mais!”

No outro dia a pobre rosa

Tão vaidosa

No hastil se debruçou; … …

Pobre dela! – Teve a morte

Porque o Norte,

Porque o Norte a desfolhou!…

One thought on “Poema: Casimiro de Abreu – Uma história

  1. Pingback: Vinícius de Moraes | Vanessa's Blog

Leave a Reply

